quinta-feira, 14 de julho de 2016

            A MÍDIA E A EXPOSIÇÃO DA IMAGEM DA MULHER
                                                                                              

Beatriz  Anunciação
Eliza  Amorim
Gideane Magalhães
Gisele Oliveira
Milena Silva
Naiara Reis
Suane Pires


A mídia em geral são meios de comunicações que atualmente tem influenciado o ser humano através de propagandas “inovadoras”, por meio de jornais, revistas, televisão, rádio e redes sociais, alegando que o corpo e as formas perfeitas são um padrão de beleza a ser seguido, fazendo com que fiquem doentes psicologicamente, pois, por não terem um bom resultado de uma cirurgia plástica, ou cremes de beleza, sentem-se inferiores  provocando a baixo autoestima.


Tratando-se da exposição da mulher, podemos observar que não são todos os países que a utilizam para publicidade, ou a deixam exposta, como exemplos o Afeganistão e a Índia. No Afeganistão as mulheres não podem se deixar fotografar ou filmar, caso ocorra, esses registros não podem ser impressos em jornais, livros ou revistas, nem penduradas em casas. Na Índia, as mulheres não podem usar roupas curtas, nem decotadas, muito menos com os ombros de fora. Já no Brasil a realidade é outra. As mulheres usam roupas curtas, decotadas, ‘se expõem ao ridículo’, é claro, não abrangendo à todas.


Você já parou pra analisar como a mídia expõe a mulher brasileira ? É de uma maneira que infelizmente já estamos acostumados. Repare que nos comerciais  a maioria das vezes são altas, magras e saradas, com cabelos lisos e compridos; aparecem praticamente nuas. Nos comerciais de limpeza sempre as mulheres aparecem lavando a louça, a roupa, ou limpando a casa. Por que não colocam uma mulher gordinha, baixinha, dos cabelos crespos para apresentar o comercial de cerveja, ou ser dançarina de um programa ? Acaso é medo de não vender o produto, ou não ter audiência ? Será que a brasileira está sendo representada do jeito que verdadeiramente é ? A  brasileira não tem um padrão de beleza. Existe uma diversidade entre elas, são baixas, altas, loiras, morenas, magras, gordas algumas tem estrias e celulites, os cabelos não são tão lisos. Não deixam de ser lindas !


Lembre-se, uma coisa é uma atriz, modelo, ou apresentadora usar uma roupa sensual, ou posar nua, elas estão seguras por trás dos holofotes e ainda são elogiadas. Outra coisa é uma mulher comum da sociedade vestir-se de igual modo. Estão se expondo ao risco de serem violentadas, e difamadas. Ainda tem quem diga que não andar na moda é 'cafona', ridículo, antigo. Outra situação que nos deixam indignadas são as baixarias que chamam de música. E existem mulheres que ainda dançam. São palavras que vulgarizam elas mesmas, olha só essa ‘letra’,“Solta a cachorra que tem dentro de você...” Que horror! Ser comparada com um animal ou objeto. Até quando a mídia vai dizer o que acham que devemos ser!? 


Infelizmente, essa é a realidade, porém, não cabe a mulher se rebaixar a  esse nível vulgar, se auto desvalorizando, aceitando ser xingada, difamada em público, passando  uma imagem de mulher fácil para ser reconhecida.


Se a questão é ser bem vista ou bem aceita na sociedade, não precisa andar vestida, ter o corpo, rosto, ou cabelo do mesmo jeito que a mídia mostra ,seja apenas você , dessa maneira as pessoas vão saber te dar o devido respeito que merece. Seja original, sinta-se bem, com você mesma, ouse, arrisque, tenha novas experiências , enfim, viva, pois não existe um padrão de beleza a ser seguido. Não seja influenciada pela mídia. Influencie!


Nenhum comentário:

Postar um comentário