quinta-feira, 14 de julho de 2016

As mulheres no mercado de trabalho e os seus desafios.

                                          Caylane de Jesus
Emilly Lima
Emilly Rodrigues
Ingrid
Ianna-Mar

Não é de agora que vemos e ouvimos sobre as dificuldades que as mulheres passam para conseguir um espaço no mercado de trabalho, além de enfrentar o machismo, tendo que ouvir que elas não são capazes de executar certos tipos de trabalho, sofrem com a desigualdade salarial. A sociedade vê a mulher como um ser frágil, incapaz e que tem que depender do seu marido.

Todos são iguais perante a lei. É o que diz o artigo 5° da Constituição Federal. Porém, deparamo-nos com realidades distantes daquela prevista pelo nosso constituinte. Prova disso é o tratamento dispensado às mulheres trabalhadoras, em que a discriminação ainda é notadamente patente.  Na sociedade os valores da mulher no mercado de trabalho é muito desvalorizado, pois, acham que a mulher tem a obrigação de ficar em casa e fazer somente atividades domésticas ou artesanais como antigamente, mas as mulheres superaram as barreiras do preconceito e alcançaram sua dependência.

Hoje a mulher tem a liberdade de votar, de expressar o que sente e de trabalhar para ganhar o seu próprio sustento ou ajudar marido na renda de casa. É possível notar as mulheres atuando em vários ambientes de trabalhos diferentes, desde de uma construção a liderança de movimentos políticos.Muitos direitos que hoje em dia elas ás aproveitam e graças as mulheres do passado que fizeram grandes movimentos revolucionários revindicando a igualdade dos direitos entre o homem e a mulher, mesmo com todo sofrimento que as mulheres já passaram agora podemos ver que valeu apena.

As mulheres provaram e provam que são capazes de lutar pelos seus objetivos, deixaram o "mundinho" preconceituoso e machista de lado e enfrentaram com toda força de vontade os problemas que impediam a sua evolução e mostram que cada dia elas podem ocupar o mesmo cargo que os homens ocupam e surpreendem mais e mais com o modo que elas conciliam o trabalho com as atividades domésticas.

As guerras e consolidação do capitalismo e a incansável luta feminista durante séculos foram fatores determinantes para sua evolução no mercado de trabalho e sociedade em geral. As mulheres vem conquistando mais espaço no mercado de trabalho, empregos que antes eram exclusivos para os homens hoje vem sendo ocupado por uma boa parcela da população feminina,  tais como: Jornalista, Executiva, Presidente e etc.


As mulheres estão por  busca  de igualdade social entre homens e mulheres. As mulheres estão estudando mais, fazendo faculdade, para se capacitar, muitas recebem bolsas de estudo, agora elas estão buscando ainda mais a igualdade no mercado de trabalho, segundo pesquisa os homens ainda ganham mais dinheiro do quê as mulheres. A jeito para a igualdade no mercado de trabalho?  Sim, precisamos da participação efetiva dos presidentes, que precisam incluir, políticas de diversidade nas empresas. A  luta ainda é grande pois ainda à muito a se ganha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário