sexta-feira, 15 de julho de 2016

SEXO NA ADOLESCÊNCIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS



Adrielle Ribeiro
Emmanuel Iago
Jaqueline Belo
Luana Ramos
Matheus Henrique
Neiva Santos
Maisa Galvão


A Adolescência, período de vida compreendido entre 10 e 20 anos, é uma fase bastante conturbada. Ocorrem transformações físicas e emocionais importantes, preparando a criança para assumir um novo papel perante a família e a sociedade. A adolescência é uma fase de definição da identidade sexual em que há a experimentação e variabilidade de parceiros por conta dos horminoos da puberdade que intensificam o desejo sexual. Entre algumas das conseqüências relacionadas à atividade sexual durante a adolescência estão a gravidez e o risco de contrair uma doença sexualmente transmissível. E não é só a gravidez indesejada que preocupa os pais dos adolescentes. Outro problema que merece atenção são as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Muitas vezes o jovem inicia a vida sexual sem ter a preocupação com a prevenção já que nessa fase da vida temos a sensação de que nada ruim pode nos acontecer. Dá-se então a necessidade de maior diálogo entre pais e filhos e uma participação da escola nesse sentido.



Em varios países a gravidez na adolescência, é constituido como um problema emergente. Na adolescência geralmente acontecem as primeiras relações sexuais, e assim causando várias doenças sexualmente transmissíveis. Isso vem ocorrendo de maneirra  descontrolada nos tempos atuais pois os jovens não tem a preocupação que deviam ter com seu próprio bem estar, sendo assim, agem de maneira irresponsavel colocando em risco a própria vida e a do parceiro(a).



Sexo na adolescência muitas vezes tem início com o estupro, outros, por vontade própria. Muitos se descuidam e por consequência do ato vêm as doenças (DSTs) e também a gravidez, desejada ou indesejada, as quais, atrapalham a possibilidade de um futuro melhor por falta de condições financeiras. Muitas adolescentes têm complicações pelo fato de não frequentarem um especialista em ginecologia,  como consequencia, acabam obtendo sérios problemas nos seus órgãos genitais externos e principalmente internos, os quais, só são identificados com mais idade quando já se agravaram e as chances de cura já são reduzidas...


Mas, existe uma questão que fica na cabeça de todos, uma duvida que todos querem tirar. Afinal, de quem é a culpa? Dos pais que não se comunicam com os filhos? Dos filhos que são irresponsaveis e mesmo sabendo das consequencias se põem a prova apenas em busca de prazer? Sera que a sociedade que os cerca, não tem culpa? Quem os influencia para cometerem tais atos? O correto, é afirmar que uma serie de situações, influencias, e falta de informações é que levam um adolescente a dar inicio a sua vida sexual de maneira irresponsavel. Do ponto de vista de muitos psicologos e medicos que acompanham, crianças e adolescente na sua rotina e no seu dia a dia, o convio social deles, as amizades dentre outros grupos sociais, tem um papel importante nesse tipo de descisão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário