quinta-feira, 14 de julho de 2016

O BRASIL E A CULTURA DO ESTUPRO

Bruno Santos
Dário Araújo
Edson da Silva
Iago Barbosa
Karina Geovany
Mateus Tosta
William Carvalho

A cultura do estupro estimula a crença de que, se a mulher é estuprada, de alguma maneira a culpa foi dela, por quê?

Falam-se que é por causa das roupas curtas e decotadas que elas vestem, tornando-se inadequadas em certas ocasiões, más companhias e consumindo bebidas alcoólicas em festas. Mais isso não explica que “um monstro” realize esse ato de violência contra a mulher. “Claro quem comete um ato de criminalidade desse não é uma pessoa e sim um monstro”. (De acordo com o Ministério da Saúde foi feito um  Mapa da Violência 2015: homicídio de mulheres no Brasil, onde indicar que o número de mortes violentas de mulheres negras aumentou 54% em dez anos, passando de 1.864, em 2003, para 2.875, em 2013. No mesmo período, a quantidade anual de homicídios de mulheres brancas diminuiu 9,8%, caindo de 1.747, em 2003, para 1.576, em 2013. No ano de 2013 foi registrado quatro mil setecentos e sessenta e dois casos de homicídios contra a mulher).

A frase (Brasil e a cultura do estupro foi fortemente abordada após um caso de estupro coletivo em uma das favelas do Rio de Janeiro, esse caso rendeu vários protestos pelo pais em que uma garota de 13 anos foi (dopada e estuprada por 30 homens). Esse caso foi um entre vários casos de estrupo pelo pais, na maioria dos casos a vítima não denuncia só fica debaixo de ameaças pela a pessoa que fez o ato, na maioria das vezes quando ocorre o estrupo não é preso e quando é o argumento deles é: ela que quis – culpa dela “12 anos já é mulher”. Infelizmente nosso pais não contém uma legislação forte o bastante, uma porcentagem das mulheres é atacada verbalmente por se vestir assim. “A Lei Maria da Penha nº 11.340/2004 fez diminuir em cerca de 10% a taxa de homicídios contra mulheres praticados dentro das residências das vítimas”. A Lei Maria da Penha (LMP) foi decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006. Sendo assim, a Lei Maria da Penha foi responsável de evitar vários casos de violência doméstica no pais. Desde então, a mulher vem lutando contra esses atos de criminalidade para que acabem com isso de uma vez por todas, desta forma, tendo mais respeito com o próximo.

A “Cultura do Estupro” no último mês pelo fato da grande repercussão do caso de estupro coletivo da menina de 16 anos no Rio de Janeiro. Só o fato de uma violência sexual já estar sendo chamada de “cultura”, já podemos imaginar a proporção de casos que já ocorreram. São aproximadamente 500 mil casos de estupro, segundo estimativa do governo, e desse número de casos, apenas 10% deles são registrados. 

A cultura do estupro é exatamente a aceitação e a proliferação do comportamento machista, sexista e misógino. Mas nessa “cultura” em nenhum momento pode haver argumentos que possa tentar normalizar ou justificar atos bárbaros e criminoso como o estupro.

Referencias:
http://lugardemulher.com.br/o-silencio-que-ecoa-a-cultura-do-estupro-no-brasil/
http://paginacultural.com.br/cultura-do-estupro-o-estupro-no-brasil-a-lei-e-como-denunciar/
http://www.bbc.com/portuguese/internacional-36395988
http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/discussao-o-brasil-vive-em-uma-cultura-do-estupro.htm
http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/140327_notatecnicadiest11.pdf
http://revistamarieclaire.globo.com/Noticias/noticia/2016/06/afinal-o-que-e-cultura-do-estupro-e-o-que-ela-tem-ver-com-voce.html
http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2016/05/apenas-35-dos-casos-de-estupro-no-brasil-sao-notificados.html
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-36401054
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Maria_da_Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário