quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Conflitos Raciais Nos Estados Unidos Da América






Conflitos Raciais Nos Estados Unidos Da América

   

 

 

 

 

Bruno Santos
Iago Barbosa
Karina Geovany
Matheus Henrique
William Carvalho

 









RESUMO

Este artigo tem como finalidade expor o racismo nos estados unidos que acaba sendo mais concentrado nos estados do Sul por motivos históricos. Tendo começado os conflitos raciais após a escravidão com a segregação racial onde se tinha leis que separavam os brancos sulistas dos negros. E mesmo anos após o seu fim ainda persiste a ideia da segregação onde os brancos são de uma raça superior aos negros e por isso não devem se misturar. Podemos observar isso nos inúmeros casos de violência policial entre policiais brancos contra negros que na maioria dos casos são inocentes. Com essa dura realidade muitas pessoas se juntaram para tentar acabar com isso, criando assim movimentos muito importantes como, por exemplo, o movimento do direito civil na época da segregação racial que lutava pela igualdade dos negros perante a lei, e atualmente o movimento dos Black Lives Matter que é contra a violência policial perante os negros defendendo que todas as vidas negras são importantes.


PALAVRAS CHAVES: Afro-Americanos; Estados Unidos; Segregação Racial; Preconceito; Intolerância; Racismo; Injúria Racial.


ABSTRACT

This article aims to expose racism in the United States that ends up being more concentrated in the southern states for historical reasons. Having begun racial conflicts after slavery with racial segregation where there were laws separating Southern whites from blacks. And even years after its end, the idea of ​​segregation still persists where whites are of a race superior to blacks and therefore should not mix. We can see this in the numerous cases of police violence between white cops against blacks who in most cases are innocent. With this harsh reality, many people came together to try to end it, creating very important movements, for example, the civil law movement in the era of racial segregation that fought for the equality of blacks before the law, and today the Black movement Lives Matter, who is against police violence against blacks by arguing that all black lives matter.




KEYWORDS: African-Americans; U.S; Racial segregation; Preconception; Intolerance; Racism; Racial Injury.




INTRODUÇÃO

Antes de aprofundarmos no assunto vamos saber primeiro o significado de racismo: racismo é a descriminação social baseada num conceito de que na sociedade distingui uma raça superior a outra, ou seja raças diferentes. (SIGNIFICADOS, 2011). Os conflitos raciais nos Estados Unidos da América expõem o rompimento de uma civilização dividida em duas partes: O branco e o negro, a parte dos brancos é cercada de vantagens, enquanto a do negro é exposta a uma quantidade maior de diversas formas de violências físicas e verbal.

Assim mesmo o país sendo “O terceiro mais populoso do mundo, superado somente pela China (1,3 bilhão) e Índia (1,1 bilhão). A população estadunidense é de aproximadamente 314,6 milhões de habitantes, distribuídos em um dos maiores países do mundo, ocupando uma área de 9 363 520 km²”. (FREITAS, 2016). Mesmo assim com essas qualidades e por ter um presidente negro, E.U.A não conseguiu chega ainda em uma igualdade racial ocorrendo então o caso de injuria racial ou racismo.
No Estados Unidos da América a brutalidade dos policiais é a principal responsável pela descriminação racial ou injuria racial, ou seja, ofender alguém. Sendo assim as manifestações feitas são para ter uma igualdade social entre os negros e brancos.

O caso mais visto de racismo nos Estados Unidos é entre policiais e vítimas, pesquisas afirmam que negros têm até três vezes mais chances de serem mortos por policiais do que brancos (GRANATO, 2016): Podemos especificar como um exemplo o modo de ser abordado por agentes da lei, o negro é abordado com maior agressão do que o branco sendo abordado, isso só por causa da diferencia de cor. É como diz o ditado branco correndo é atleta, e negro correndo é ladrão.







DESENVOLVIMENTO

Como falamos anteriormente até em um país com um representante (presidente) negro, Barack Hussein Obama II, que teve o mandato de 2009 a 2016, além de ser o primeiro negro a comandar um país, fazendo com que sirva de incentivo para jovens negros que sofrem preconceito e acham que não iram conseguir ser nada na vida. Ele fez vários discursos e grandes reformas no sistema Judicial Americano para tentar ajudar a população negra dos Estados Unidos, mas ainda com isso, não foi capaz de combater ou reverter esse processo de desigualdade, que separa os brancos dos negros, mesmo não acabando com o racismo, conseguiu diminuir uma pequena porcentagem da injuria racial no Estados Unidos.

Sendo assim no Estados Unidos da América você não encontra frequentemente pessoas negras e brancas frequentando o mesmo local. Por que nesse pais em algumas vezes são divididos os brancos dos negros, ou seja, não convivem juntos, como um exemplo: Os brancos e negro não frequentam a mesma escola, uma escola de negros e outra de brancos. Também um exemplo disso é que em muitos seriados americanos transmitidos pelo mundo é abordado a questão da divisão territorial, população branca separadas das população negra, como é o exemplo do seriado popularmente conhecido (Todo mundo odeia o Chris), onde é seguido um modelo muito semelhante com a realidade vivenciada pelos negros nos Estados Unidos, no qual o enredo mostra que pôr o Chris ser negro e Gregy ser branco eles moram em locais distintos e não podem ter uma relação de amizade tão próxima pela diferença da cor, fica bastante evidente a questão do preconceito e da segregação racial. Além disso, o preconceito explícito nos Estados Unidos mostra – se também partir do momento em que pessoas e policiais quando estão com poder ou não, usam isso para inferiorizar grupos opostos

Para ter um melhor conhecimento dos casos de jovens que foram violentados e mortos pelos agentes da lei (Policiais), fizemos uma recente pesquisa para nos aprofundar melhor no assunto.

Essa repercussão teve um grande abalo tanto nas redes sociais quanto na comunidade, e foi uma manchete na capa do jornal fazendo com que abrisse um novo caso de preconceito realizado na América, as pessoas com esses casos ficaram indignadas com a falta de punição ao agressor e a violência ocorrida, fazendo com que acontecessem vários tipos de protestos nas ruas dos Estados Unidos, (TERRA, 2015).

Pelo ato de racismo em qualquer região ou pais por ser subestimado os negros, vamos fazer que o negro é a coluna de uma estrutura se a coluna for retirada a estrutura desaba, sendo assim muitas pessoas desvaloriza os negros sendo que na verdade ele é igual a qualquer um.

De vários acontecimentos bizarro de morte e racismo, pesquisamos uns dos vários casos, e a causa da morte de cada vítima.

Freddie Gray: Ele sofreu uma ruptura na vértebra no momento da sua detenção, morrendo algumas semanas depois, o caso foi considerado como homicídio culposo, com isso o policial enfrenta a acusação de e poderá pegar uma pena de até 30 anos de prisão, (TERRA, 2015).

Anthony Hill: Estava nu e desarmado quando foi morto por um policial, falaram que ele estava agindo de forma estranha, totalmente alucinado, o policial encontro no estacionamento, fazendo com que Hill ficasse imóvel, ao não ter comprido a ordem Hill levou dois tiros, causando sua morte, (TERRA, 2015).

Michael Brown: Morreu após tomar dois tiros na cabeça, pelo policial Darren Brown, o policial o perseguiu após ter roubado um pacote de cigarro e agredido fisicamente o operador de caixa, (TERRA, 2015).

Como vemos nesses três casos o ato da polícia foi muito violenta ao chega ao ponto de utilizar arma de fogo, que de acordo com a lei o certo seria imobilizar e levar detido o suspeito, utilizando somente a força bruta, quando suspeito apresenta ameaça. 






CONCLUSÃO

Então chegamos à conclusão de que nesse artigo vemos que nem mesmo os Estados Unidos que é um país bastante desenvolvido economicamente está livre do grave problema social que é o preconceito e a intolerância, que não é voltada apenas para a população negra, mas também a latino-americana. Estando o racismo com maior evidencia nos estados do Sul podemos observar a violência causada principalmente por policiais brancos contra os negros.  E isso nos mostra o quanto são necessários os movimentos como o Black Lives Matter que lutam não só contra a violência policial, mas também pela igualdade econômica, social e política além da integração entre os brancos e os negros além de medidas mais eficientes para resolver os crimes de racismo no país e assim promover uma reforma na justiça racial e uma reforma policial.

REFERÊNCIAS:

RIBEIRO, Paulo Silvino. “Segregação Racial”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/segregacao-racial.htm>. Acesso em 5 de novembro de 2016.

SALVATICO, Tatiane. “EUA ainda vivem sob tensão racial 20 anos depois de revoltas”; Gazeta do Povo. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/eua-ainda-vivem-sob-tensao-racial-20-anos-depois-de-revoltas-2ap2ke9rz1pks1m9clcy0lb2m>. Acesso em 5 de abril de 2016.

Wikipédia, A enciclopédia livre “Racismo”. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Racismo>. Acesso em 5 de novembro de 2016.


XAVIER, Juarez. “Desigualdade social e xenofobia: combustíveis do racismo nos EUA”; Vermelho. Disponível em: <http://www.vermelho.org.br/noticia/283830-1>. Acesso em 5 de novembro de 2016.

Terra.Relembre a história de 15 jovens negros mortos por policiais”;


Wikipédia, A enciclopédia livre segregação racial nos Estados Unidos”; Disponível em. <https://pt.wikipedia.org/wiki/Segrega%C3%A7%C3%A3o_racial_nos_Estados_Unidos>. 
Acesso em 6 de novembro de 2016.

Herbert, Gerald.Conflitos raciais nos Estados Unidos expõem velhas práticas contra negros e pobres”; Intersindical. Disponível em: <http://www.intersindicalcentral.com.br/conflitos-raciais-nos-estados-unidos-expoem-velhas-praticas-contra-negros-e-pobres/>. Acesso em 12 de novembro de 2016.

Fernandes, Cláudio.Segregação racial nos Estados Unidos”; Mundo Educação. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historia-america/segregacao-racial-nos-estados-unidos.htm>. Acesso em 12 de novembro de 2016.

Fernandes, Cláudio. Luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos; Alunos Online. Disponível em: http://alunosonline.uol.com.br/historia/luta-pelos-direitos-civis-dos-negros-nos-estados-unidos.html. Acesso em 18 de novembro de 2016.

Um comentário:

  1. onde é seguido um modelo muito semelhante com a realidade vivenciada pelos negros nos Estados Unidos, no qual o enredo mostra que pôr o Chris ser negro e Gregy ser branco eles moram em locais distintos e não podem ter uma relação de amizade tão próxima pela diferença da cor, fica bastante evidente a questão do preconceito e da segregação racial... = http://terceiraobm.blogspot.com.br/2015/11/conflitos-raciais-nos-eua-suas-causas-e.html

    ResponderExcluir