sexta-feira, 25 de novembro de 2016

CRISE ECONÔMICA INTERNACIONAL




Caylane de Jesus
Emilly Lima
Emmanuel Iago
Dário Araújo
Ianna Moraes


Resumo:
 Este Trabalho apresenta, todo contexto histórico, da crise econômica Internacional, desde 1873 até os dias de hoje, motivos, causas e consequências, do que vivemos, e o seu reflexo nos dias de hoje. No intuito que possamos, estar entendendo os problemas causados ao globo, através da crise internacional.

Palavras-chave: Crise econômica, Globo, Internacional.

 This work presents, every historical context, the international economic crisis, from 1873 to the present day, motives, causes and consequences, of what we live, and its reflection today. In order for us to be able to understand the problems caused to the globe through the international crisis.

Keywords: Economic Crisis, Globe, International.







Introdução:
 A crise econômica vem desde menos tardar  provocando  uma série de problemas que se não forem solucionadas podem chegar a situações  muito preocupantes e até mesmo atingir vários  outros países, como no caso  da crise de 2008 que ocorreu nos Estados Unidos devido ao mal controlamento  dos empréstimos imobiliários, como uma grande parte da população acabou  se endividando e não podiam pagar as suas dívidas, isso  fez com que a crise aumentasse drasticamente atingindo outros países como: Grécia, Portugal, Espanha  e até mesmo o Brasil, pois o Estados Unidos  como grande consumidor global, acabou consumindo menos devido a crise, porém os países mais atingidos só poderiam receber apoio financeiro após cortar seus gastos e apresentar medidas eficientes de arrecadar fundos.

Desenvolvimento:
 O Ano de 1929 pode ser considerado o marco de uma das maiores crises da história  do capitalismo. Foi o ano em que o Estados Unidos foi abalado por uma grave crise econômica que repercutiu no mundo inteiro. Em 1929 eles conheceram uma profunda crise econômica, com a queda da bolsa de valores de Nova York, uma grave crise interna foi gerada e aumentou o índice de desemprego, que acabou afetando vários países do mundo.
 A crise atingiu o mercado de ações  em 24 de outubro de 1929, que ficou conhecida como quinta feira negra, quando ocorre quebra  da bolsa de valores de Nova York. Era na bolsa de valores que as grandes empresas americanas negociavam suas ações. Com a crise, muitas empresas  foram a falência e o valor das ações na bolsa caiu assustadoramente de um dia para o outro. Tinha início o período da grande depressão, que se estendeu até o ano de 1933. Na Europa, os americanos retiraram o dinheiro emprestado, provocando falências em bancos, em empresas, e aumento no número de desempregados. Na América Latina, a repercussão da crise foi muito maior, pois os países forneciam basicamente produtos agrícolas e matérias-prima. Com a crise, o Estados Unidos reduziram ou cortaram as compras que faziam desses países. Com menos dinheiro, os países latino-americanos deixaram de investir, gerando com isso desemprego e miséria. A crise apresenta-se como uma das fases  do ciclo econômico, fenômeno que afeta todos os países capitalistas avançados a mais de 150 anos, preocupado os economistas que se dividem na tentativa de explicá-lo.
 Entendemos que uma crise financeira tende a se desencadear quando há, numa nação, um índice maior de especulação negativa da economia em relação aos demais. Como consequência ocorre a desvalorização de ativos financeiros e a falta de liquidez  de diversas instituições.
 No mercado financeiro a crise gera um efeito dominó o que causa grande redução no setor de produção, a menos que alguma providência seja tomada pela autoridade monetária.
 Quando não contida a tempo, uma crise financeira pode gerar danos as empresas e consequentemente elevar o desemprego o que acaba reduzindo a qualidade de vida dos habitantes, o que leva a uma grande redução na atividade econômica.
 Antes da grande crise financeira de 2008, os Estados Unidos ja havia sido marcado pela grande Depressão de 1930, também passou por momentos de pânico nos anos de 1873 e 1907, ocorreu quando as pessoas desconfiavam que as instituições financeiras pudessem não ser capazes  de devolver o dinheiro que lhes foi depositado e correram aos bancos para retirar seus saldos.
 O pânico bancário de 1907 teve início nas instituições financeiras conhecidas como “Trusts” da cidade de Nova York, eram como bancos, aceitavam depósitos, entretanto, estavam comprometidos a trabalhar com a administração do dinheiro das pessoas ricas e heranças. Por correrem menos riscos os trusts tinham menos regulações e menos exigência de reservas que os bancos nacionais. Na primeira década do século XX os trusts começaram a tralhar no mercado de imóveis e ações, isso, por conta do grande desenvolvimento econômico dos Estados Unidos nessa mesma época.
 A crise econômica de 2008-2009 ou a crise do “subprime” iniciou, quando os bancos começaram a emprestar dinheiro para as pessoas que não tinham condições para financiamentos. A quantidade de dinheiro emprestado, foi imensa, e as pessoas se viram sem condições  de pagar, e assim os bancos foram se quebrando, e pelo mercado financeiro ser global, vários bancos se quebraram.

Conclusão:
 Como podemos vê, mesmo depois do fim da crise 1929, nosso globo ainda sofre em questões econômicas, por consequências desde a crise 2008 e 2011. Os problemas que começaram em 2011, foi marcado pela crise econômica na União Europeia, e se espalhou por todo o globo, derrubando índices das bolsas de valores, gerando um clima tenso e negativo em relação á economia mundial. Com isso vemos o Reflexo do que estamos sofrendo nos dias atuais.



Referêcias Bibliográficas

Jõao Paulo, Vanessa Aparecida, Marcelo João. A crise econômica mundial e os impactos nas contratações e demissões da indústria móveis  oliveira. www.Convibra.com.br > dwp

Mendes, Diego. A crise econômica e o mundo do trabalho. www.tede.biblioteca.wfpb.br>arquivototal

Souza, Ricardo. A crise econômica de 2008. www.unival.br>lists>ricardo_souza

Roberto, Paulo. A crise econômica Internacional e seu impacto no Brasil. www.institutomilenium.org.br>artigos


https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxyYWNpc21veGRlbW9jcmFjaWF8Z3g6NzZmZGE1NGQ2MzNlYjU4NQ


Um comentário:

  1. Na Europa, os americanos retiraram o dinheiro emprestado, provocando falências em bancos, em empresas, e aumento no número de desempregados...= tudodeconcursosevestibulares.blogspot.com/.../a-crise-de-1929-questoes-vestibular.ht...

    ResponderExcluir