quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Racismo no Brasil X Democracia Racial

Eliza Amorim
Emily Rodrigues
Ingrid Rodrigues
Jaqueline Bello
Maisa Galvão




     Durante anos aqui no Brasil, acreditaram que os Africanos sofreram possesivamente aos maus tratos que os senhores praticavam conte eles. Acreditar nisso interferiu e interfere até hoje, na forma com que a sociedade percebe os nossos antepassados Africanos e os seus descendentes na atualidade. O racismo aqui no Brasil ocorre pelo fato de alguém querer ser superior a outra pessoa superior na cor, na classe social e etc... 
    A democracia racial surgiu para dar o direito de igualdade a todos e fazer com que jamais se tolerasse qual quer tipo de limitação de direitos baseado na cor da pele.

    For years here in Brazil, they believed that the Africans suffered possessively to the ill-treatment that the gentlemen practiced count them. Believing in this has interfered and interfered to this day in the way society perceives our African ancestors and their descendants today. Racism here in Brazil occurs because someone wants to be superior to another person in color, social class and so on ...
    Racial democracy emerged to give the right to equality to all and to make it impossible to tolerate any kind of rights limitation based on skin color.


Palavra Chave: Preconceito, Racismo, Democracia Racial.



     O racismo no Brasil, é vista como, formas de agressão ao indivíduo, que machuca não só a pessoa, mas também a nossa cultura e história.
    A escravidão foi uma das principais origens do racismo. Antigamente o racismo foi inventado pelos ricos, para manter os trabalhadores divididos para que elas não se unissem e derrubasse o capitalismo, antigamente não era apenas os negros que eram mantidos como escravos, a forma de escravidão que existia, não tinha princípio de superioridade de raça, os escravos era pessoas que possuía dividas ou era prisioneiro de guerra, assim eles eram considerados “peças” ou “coisas” como se fosse um bem qual quer de seu dono.
    O racismo aqui no Brasil é considerado um preconceito que se baseia na diferença de raças da pessoa, muita das vezes julgada pela cor, mas na verdade existe diversos motivos.
   Com base nisso, podemos ter como exemplo alguns acontecimentos de como é o racismo aqui no Brasil, na maioria das vezes contra o negro, Por ter a core da pele escura muita das vezes são descriminados como pessoas de ídolos ruins e nunca vista na sociedade como pessoas dignas honesta, trabalhadores e capazes de exercer uma boa profissão um exemplo é no caso das universidade, que tem as cotas raciais para corrigir injustas, porém as cotas acabam sendo um incentivo maior para o racismo, pois acaba se relacionando mas com a renda do que com a raça.
    A justificativa de quem pratica o racismo sempre é o mesmo, sempre falam que isso é normal que desde a época da escravidão e que o racismo sempre fez parte da história.
    Mesmo existindo no Brasil uma grande mistura de raça, o racismo é muito alto, e ocorre de uma forma sutil, acontece em formas de piadas, xingamentos ou simplesmente evitar o contato físico com a pessoa.
    Acreditar-se que a mistura de povos no nosso país, fazia do Brasil um país de democracia racial, isso significa “um pais sem racismo”, onde todos seria tratado da mesma forma e teriam as mesmas oportunidades. Hoje essa democracia racial é conhecida como “o mito da democracia racial”, e isso quer dizer que a democracia racial opera com antinomias, tensões e contradições, só mais uma prescrição, que não podem ser resolvidas sem uma profunda transformação da sociedade com isso a democracia racial acaba sendo uma solução imaginaria que se torna suportável e justificável a realidade negada por ele o Brasil de hoje é o resultado de 500 anos de miscigenação, o Brasil desde a época da colonização, teve uma grande mistura racial miscigenaram-se brancos e negros, brancos e índios, negros e índio. Essa miscigenação fez com que gerasse um “mestraço aqui no brasil”. Mesmo com isso de miscigenação o racismo não deixou de existir o governo Brasileiro vem mostrando o esforço para acabar com a desigualdade sociais.

    O racismo no Brasil é dito como velado, mas é escancarado. É um ato de ignorância de quem pratica. Mesmo existindo a maior quantidade de miscigenação as pessoas ainda descriminam alguém, a cor da pele não define o caráter e nem a inteligência da pessoa. As raças não existem. O racismo sim.


Fonte:





Nenhum comentário:

Postar um comentário